Corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa
O Corpus de Referência da LGP é constituído por 117 horas de gravação de produção de LGP desde a década de 90 até à atualidade, contendo uma grande diversidade etária e social de gestuantes e uma representação clara da geografia dialetal da LGP, com gestuantes originários de vários pontos do país. A inclusão de discurso formal, informal, naturalístico e induzido está também presente nesta primeira grande coleta de dados para a LGP.
Este corpus encontra-se parcialmente anotado ao nível da fonologia, da morfologia, da morfossintaxe, da sintaxe e da semântica composicional. As anotações realizadas aos diferentes níveis linguísticos permitem a análise linguística fidedigna ao funcionamento da LGP e possibilitam o estudo sobre os comportamentos sociocolinguísticos dos gestuantes, promovendo uma descrição da LGP com base em informação linguística altamente confiável e real, e, por isso, isenta de crenças, de opiniões e de julgamentos prévios sobre factos linguísticos da LGP.
Acresce dizer que este corpus serve de base para a construção de várias ferramentas linguísticas, como por exemplo o cálculo de índices de frequência de gestos, o que permitirá a dicionarização de gestos pertencentes ao Vocabulário LGP Fundamental, e a análise e extração de regras gramaticais implementadas no Tradutor para LGP.
Este corpus foi desenvolvido âmbito do Projeto Corpus & Avatar da LGP (Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017).